Ayrton Senna: 50 anos de um grande campeão!

Senna completaria 50 anos dia 21 de Março de 2010.
.
Considerado por vários especialistas e pilotos como o melhor da história, Ayrton Senna foi o protagonista de um uma trajetória brilhante no automobilismo. Após fazer sucesso no kart brasileiro, ele foi para a Inglaterra e conquistou títulos em todas as categorias das quais participou: F-Ford 1600, 2000 e F-3 Inglesa. Na Fórmula 1, o tricampeão venceu 41 provas e fez 65 pole positions. Levantou a taça em 1988, 1990 e 1991. Ganhou fama e reconhecimento que transcenderam o esporte.
.
"Simply the best", como cantou Tina Turner em 1993, o brasileiro teve uma das performances mais brilhantes da história do autombilismo mundial, começando, como muitos, pelo kart.
.
Em 11 anos na F-1 (estreou no GP do Brasil de 1984 pela Toleman), Ayrton Senna disputou 161 GPs, com 41 vitórias, 65 poles, 80 pódios e 614 pontos (610 válidos).
.
Nas 96 corridas pela McLaren, somou 35 vitórias, 46 poles, 55 pódios e 451 pontos (447 válidos). O brasileiro é o recordista de vitórias e poles da equipe inglesa.
.
No dia 1º de maio de 1994, uma curva se transformou na maior vilã da história de Senna. A Tamburello, em San Marino, mudou a história do esporte e entristeceu uma legião de fãs no Brasil e ao redor do mundo. A barra de direção de seu Williams quebrou e o carro rumou, a mais de 300 km/h, em direção ao muro de concreto. Um dos braços da suspensão dianteira foi projetado contra o capacete de Senna, perfurando-o na cabeça.
.
Após um dramático atendimento na pista e longas horas de angústia no Hospital Maggiore, em Bolonha, a péssima notícia foi divulgada: após frustradas tentativas dos médicos, Senna não resistiu e morreu, aos 34 anos. Da batida forte no muro de proteção à notícia da morte, foram cerca de quatro horas. Mas após tanto tempo, a memória do tricampeão continua viva - não só por seus feitos nas pistas, mas também pelo sobrenome que Bruno agora carrega na F-1.
.
Sua morte, transmitida quase ao vivo em rede nacional há 16 anos, provocou uma comoção no Brasil só comparável ao falecimento de estadistas como Getúlio Vargas e Tancredo Neves.
.
Além da competência ao volante, Senna também ficou conhecido pela generosidade fora dos circuitos. Ele iniciou obras filantrópicas que deram origem ao Instituto Ayrton Senna, que hoje atende cerca de 400 mil crianças e jovens no Brasil. Viviane, sua irmã, toca o projeto desde a criação e organiza.
.
A trajetória de Ayrton Senna na Fórmula 1 não é apenas uma referência para os fãs de automobilismo – é também um exemplo para quem pretende trilhar uma carreira nas pistas.
.
A Fórmula 1 viveu um momento familiar no dia 12 deste mês. No primeiro treino livre para o GP do Bahrein, os monitores da cronometragem exibiram um sobrenome histórico no automobilismo, e as câmeras de TV mostraram aquele capacete amarelo com detalhes em verde e azul. Era Bruno Senna, sobrinho do tri campeão (imagem à esquerda), correndo pela Hispania na F-1.
.
As homenagens programadas pelo Instituto Ayrton Senna aos 50 anos do tricampeão não se restringem ao dia 21 de março, data da comemoração. Vários eventos, além do lançamento de linhas especiais de produtos temáticos, serão realizados durante todo o ano de 2010.
.
O primeiro deles é o lançamento de um capacete especial pelo Instituto Ayrton Senna. Apenas 50 unidades serão vendidas, todas pintadas por Sid Mosca, autor do desenho tradicional de Ayrton Senna. As peças terão um tom de amarelo mais próximo do dourado, além do slogan do tricampeão na viseira: "Driven to perfection" (Pilotado à perfeição).
.
Outra homenagem virá da Williams, última equipe de Ayrton Senna na Fórmula 1. O time inglês carrega até hoje a marca do tricampeão no bico de seus carros e encomendou uma linha especial de roupas para comemorar os 50 anos do piloto. Ela será lançada em setembro e será vendida no Brasil, Inglaterra, Holanda, Espanha, Japão e Bélgica.
.
Em dezembro de 2009 Ayrton Senna foi eleito, por seus próprios pares, o melhor piloto de Fórmula-1 de todos os tempos . A eleição foi organizada pela revista inglesa Autosport, que consultou 217 pilotos que passaram pela categoria.
.
.
Feliz do país que tem um ídolo, um heroi como Ayrton Senna. Parabéns, campeão!

Créditos: Globo Esporte, Joven Pan, Yahoo e Gazeta Web.
Site Ayrton Senna: http://senna.globo.com/
Biografia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ayrton_Senna

Comentários

  1. Ei Renat, essa matéria chega a ser emocionante, ainda mais, quando vamos lembrando das corridas do Senna nos domingos pela manhã.

    :'-)

    ResponderExcluir
  2. Pois é, cara... Não só os domingos, mas também os sábados de qualificação, quando Senna sempre tinha um coelho na cartola para arrancar as poles, principalmente de Prost e Mansell.

    ResponderExcluir

Postar um comentário